quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Produção Musical

              Por Mikael Veras, Baixista.

              Quando compramos um CD ou um DVD, não sabemos a metade dos processos que envolvem este ou aquele trabalho. Algumas etapas devem ser estabelecidas e muito bem realizadas para que se obtenha um trabalho de qualidade. Da escolha do repertório ao estúdio de masterização e posteriormente a prensagem desse material, há um caminho longo e que deve ser cautelosamente observado.
   
             Um Cd é como um filho e como um filho ele é “gerado” e cuidado com muito carinho e atenção. Com o advento dos home studios a produção de CDs tem crescido, o que não quer dizer que a qualidade sonora e profissional nas produções superem as grandes empresas fonográficas. Hoje em dia, qualquer pessoa com um computador mediano e uma placa de áudio consegue gravar um CD a baixo custo; porém, o que definirá a qualidade musical e sonora é a qualidade dos equipamentos periféricos, como os pré-amplificadores e microfones.
  
           Durante a produção do novo projeto da Banda Cânticos, tivemos o cuidado em escolher bem o repertório, mas, sobretudo, em fazer uma pré-produção do trabalho, que consiste em estabelecer um “esqueleto” de arranjos para as composições, uma primeira proposta. Logo após entregamos o material gravado em multipistas em um software de gravação para o produtor, com andamentos e tonalidades estabelecidos. Munido desse material o produtor musical faz a composição dos arranjos, aproveitando todo material gravado e apresenta uma nova proposta para os arranjos entregues.
   
            Após a fase de composição e produção vem a escolha do estúdio, o que é algo a ser feito com muito cuidado, pois ali nasce na prática o CD. Não se escolhe um estúdio somente pelo preço de sua hora de gravação, mas por um conjunto de elementos que resultarão no sucesso ou frustração. Veja os equipamentos, os benefícios, a sala, o sistema de gravação. É necessário procurar alguém que entenda um pouco do assunto para assim ponderar qual estúdio atenderá suas expectativas e, somente assim, fazer o cálculo do “caro x barato”, “custo x benefício”.
  
            Após gravar de forma correta, inicia-se a mixagem e masterização, que consiste em equalizar e editar aquilo que foi gravado. É o processo que dará “corpo” às músicas. E por último a prensagem, que é a reprodução em cópias comerciais, para serem distribuídas nas livrarias.
   
              Enfim, é uma rotina árdua, mas prazerosa, pois como disse anteriormente é um filho que nasce e, como todo pai, queremos o melhor para os nossos filhos. Esperamos que todos gostem dessa nova proposta de evangelização e que Nossa Senhora nos abençoe nessa caminhada!

3 comentários:

  1. Lindo texto... Serve de referencia para a galera que está começando e tem algumas dúvidas...

    Pax...

    ResponderExcluir
  2. muito econooooooomico meu amigo MIKATRIKA!! Ponto positivo !!!!!!!+++

    ResponderExcluir