quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Segundo CD?

Por Lucas Rolim, Guitarrista.

        Desde pequeno convivi com uma pessoa que me serviu de inspiração em vários aspectos desse dito “ser pessoa”, minha querida avó Edith.  Um desses ângulos, a espiritualidade, me fez e ainda me faz admirar a sua simplicidade. Olhando minha avó em seu cotidiano percebi que essa simplicidade de relacionamento com Deus necessita de um exercício diário. Na dinâmica mundial em que vivemos hoje a palavra perseverança é cada dia mais difícil de ser cumprida, essa pessoa que tem essa simplicidade/intimidade espiritual vem de uma outra época de um outro “mundo” onde o tempo não passava tão “rápido” como hoje. Essa percepção diferenciada de tempo, tenho certeza, não é exclusivo de minha avó e sim das pessoas de sua época. Ainda, na minha humilde opinião não acho que as pessoas hoje em dia estão mais atarefadas que antigamente, elas apenas estão sem paciência. Passam mais tempo correndo para realizar suas tarefas do que realmente realizando-as bem.
       Simplicidade não quer dizer superficialidade, pelo contrário. Hoje em dia, diante da correria mundial da instantênedade de: informações, resultados e até alimentação. As pessoas querem que a fé seja instantânea e se esquecem da perseverança espiritual, do cotidiano do exercício diário da fé. Essas pessoas querem ir a uma missa e saírem de lá curadas, convertidas e santas! Existem certas coisas nas quais não adianta ter pressa, minha querida avó sabe bem disso, bem como as pessoas de sua época. A semente que foi semeada na lavoura vai cumprir o seu tempo para germinar, crescer, florir e cumprir o seu ciclo.  Não posso conhecer e ter intimidade com uma pessoa com apenas uma conversa inicial de uma hora, é preciso uma conversa cotidiana, diária, exclusiva, com muita calma e cautela. E não é exceção nossa relação com Deus.
        Diante desse aspecto penso assim o segundo CD da Banda Cânticos, queremos resgatar essa fé simples cotidiana e nem um pouco instantânea. Visitando as expressões religiosas populares católicas brasileiras onde minha avó e as pessoas de sua época edificaram a sua fé, por onde essa fé ainda é praticada dessa maneira. Queremos visitar as novenas do interior, os terços rezados cotidianamente nas casas, Folias de Reis do Divino, as missas e as festas de: São Francisco do Canindé no Ceará, Nossa Senhora da Abadia em Minas Gerais, Nossa Senhora Aparecida em São Paulo e tantas outras puras expressões de fé católica que já fazem parte da cultura brasileira.
       O teor musical do segundo CD é regional.  As letras e os arranjos seguem essa tendência e ainda tentam transferir para a nossa realidade urbana esses valores esquecidos. Temos: samba rock, samba de roda, musica caipira, vanerão, baião e vários outros. Tudo isso com uma pitada do estilo do nosso primeiro CD com: jazz, funk e soul.
        Mas do que uma aposta, é uma proposta de evangelização. É um resgate de uma fé mais tradicional, profunda e íntima de um jeito que hoje em dia pode se dizer diferente, mas que sempre esteve presente na cultura católica brasileira e mundial.

11 comentários:

  1. Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
    Primeirissima a prestigiar esse espaço que ficou tudoooo!!! Parabéns!!!
    Adorei a ideia do próximo trabalho de vocês. Cultura regional é um assunto muito rico, com certeza sairá uma trabalho bacana.
    Good luck para a banda!
    Bjãoooooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Vida longa à @bandacanticos!!!!
    Divulguem!

    ResponderExcluir
  3. Aguardo ansiosamente esse novo CD! Nada de instantaneidade, mas ansiedade para prestigiar mais um trabalho que, com certeza, trará mudanças e muita coisa boa no coração desse povo brasileiro!

    ResponderExcluir
  4. Uma banda muito perseverante merece muitas bençãos.

    ResponderExcluir
  5. Admiro o texto e o trabalho apaixonado de todos que integram esse grupo!

    Parabéns.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. É isso ai disse tudo... E vamos pedir as bençãos de Nossa Senhora para este trabalho maravilhoso...


    Pax...

    ResponderExcluir
  7. Lucas ... Amei o texto! E concordo contigo! Foi com muita paciência que gravaram o primeiro não é verdade? Qual experiência a banda irá adquirir agora?
    Heheheh ... To viajando! Torço e rezo por vocês Abração

    ResponderExcluir
  8. Fala Betinho! Que bom te encontrar aqui. Na minha opinião não tivemos a paciência adequada ao primeiro CD. Foi muito intenso a concepção dele e gravamos em pouco tempo. Esse novo trabalho estamos amadurecendo ele a mais de dois anos. Eu acho que essa é experiência a se adquirir agora cara: A maturidade espiritual e musical. E não se preocupe essas viajadas contribuem muito.
    P.S. O que vc acha de escrever aqui no blog sobre suas músicas que vão estar nesse CD, tendo como referência essas discussões que estamos desenvolvendo aqui?

    Grande Abr.

    ResponderExcluir
  9. "O que vc acha de escrever aqui ....?" Hahahaha Meu sonho! Não sou muito bom em comentar coisas, sobretudo canções num texto bonito como os que ando lendo aqui mas quem sabe. Vou tentar escrever. Enfim saudades de todos viu?
    Porque vocês não fazem um concurso no twitter tipo Banda Cânticos lá em casa!
    Aí eu me esforço pra escrever 140 caracteres geniais para encontrar com todos vocês fazendo um barulhinho bom aqui no meu sofá apertado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Grande Betinho!!! Você é o cara mano!!! Valeu por toda a força!!! E velin!! Mande um email para o blog como disse o Lucas!

    Paz e bem irmão!

    ResponderExcluir
  11. Pó Betinho, o POVO quer, o POVO precisa te ouvir! Estamos esperando seu texto!!!! Grande abraço

    ResponderExcluir