segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Numa tarde dessas...

Por Jalila Arabi, jornalista e esposa do percussionista Leonardo Falcão.

Se me permitem, falarei um pouco da banda Cânticos. Ainda não defini em qual papel me encaixarei nesse momento – se amiga, esposa, jornalista ou se uma apreciadora do trabalho dessas pessoas. Ok, vou tentar usar um pouco de cada...
Numa tarde dessas, alguns membros da banda se reuniram em minha casa, para que pudéssemos falar sobre as expectativas do novo CD, sob o título ainda provisório de “Povo Brasileiro”. Durante a conversa, foi interessante observar quão diferentes podem ser pessoas que passam tanto tempo juntas. E essa mistura é ótima!
Exercendo o papel de jornalista, a banda vem de um trabalho lançado em 2006, o CD Mudança, seu primeiro trabalho. No álbum, a Cânticos traz uma pegada mais funk soul, mais “metaleira” mesmo. Contando a história de santos, os jovens queriam lançar também uma identidade própria, um jeito diferente e meio “moleque” de fazer música católica. Deu certo. Com os macacões vermelhos, essa galera definiu um estilo próprio de evangelizar. Algumas pessoas marcaram mais intensamente essa fase, com o estilo diferente, o cabelo estiloso, os metais deixando a música com uma cara diferente.
Durante a conversa, perguntei a eles o que diferenciava o primeiro do segundo trabalho. Sem hesitar, todos responderam: maturidade. É verdade. De 2006 para cá, muitas coisas aconteceram. Algumas pessoas deixaram a banda, outros ritmos e canções influenciaram a musicalidade, quase todos se casaram e constituíram suas famílias... Adquiriram maturidade musical, pessoal e espiritual, o que acabou influenciando no novo estilo do segundo CD. Se no primeiro álbum a história dos santos era contemplada com mais intensidade, hoje, os meninos (e a menina, né, Marina?) contemplam a história do povo brasileiro, a sua religiosidade, a crença popular, a fé simples e pura.
E se antes havia algum tipo de preconceito musical entre os membros da banda Cânticos, definitivamente não há mais. Ainda há uma pegada de funk soul nesse novo projeto, mas tantos outros ritmos foram lembrados nas novas canções. Samba (também presente no primeiro CD), bossa nova, guarânia, jazz, ritmos nordestinos... Uma mistura boa! A intenção é fazer com que as músicas atinjam desde a criancinha que está aprendendo a andar (e rezar) ao senhor e senhora que relembrarão as canções de sua infância, na mais tradicional fé popular.
Seja em qual estilo musical a banda Cânticos toque e cante, a intenção é evangelizar, sempre de uma forma inovadora – a começar pelo estilo de rezar. É comum pensar que só se reza com um terço na mão ou naquela novena. Mas numa simples conversa de tarde com os amigos, no desejo de fazer algo novo e simples é possível rezar, sim. Como amiga, esposa e apreciadora do trabalho dessa rapaziada, digo que rezei numa tarde dessas, com pessoas que não medem esforços em levar esse povo brasileiro para o céu.

2 comentários:

  1. Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

    Que linda a participação da esposa mais linda da banda. Ai, compro briga com quem não conheço.

    Desejo todo o sucesso do mundo para a banda. Com as descrições que estão alimentando este blog, com certeza o trabalho só terá resultados positivos.

    Mais uma vez, parabéns!

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Conseguiu captar perfeitamente o espírito cotidiano da espiritualidade que estamos esperimentando e tentando transmitir.
    Parabéns.

    ResponderExcluir