quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Brasil: Coração do Mundo!

Por Rodrigo Soalheiro, produtor vocal do projeto Povo Brasileiro.



O Brasil é uma terra de encontros, ponto de interseção de muitas gentes.  O Brasil, como diz uma canção popular, “não conhece o Brasil”.
Assim se dá com o povo que nasce por estas plagas, se torna um povo de encontros e desencontros, um povo aberto ao outro que chega, uma gente que acolhe, absorve e recicla a cultura. A cruz que se cravou no coração deste povo ganha não só o sotaque português, mas se une ao jeito observador do índio, a pulsação visceral do coração negro, a milonga espanhola, os arroubos românticos  italianos. O Brasil sempre foi global (no bom sentido, é claro!). Sendo como é, nasceu com a vocação mais profunda para o que seja ser católico (universal).
O canto que surge vindo de além-mar se une num laço tão apertado que a musica explode de forma original como um coro formado por todos os povos. O povo é Brasileiro, mas, o coração é o mundo todo.
O Brasil é o coração do mundo, isso sem ufanismos ou demagogia. Nós somos o país que acolhemos não só coração, mas aquilo que veio dentro deste. Bons ou não tão bons, todos aprendemos a bater em consonância. Soubemos mesmo cobertos da fuligem de um passado de marcas profundas e de dívida para com tantos, ter se deixado embalar sob a canção dos povos.
Uma procissão no Brasil tem a potência de uma diasporal. É o mundo que anda atrás da Cruz, que segue os sinais dos santos, que chora suas penas e recomeça seu caminho. As vozes que soam pelas ruas são as vozes dos séculos de luta, histórias regadas a sangue e santidade dos mártires brasileiro. Isto me faz ver que sair em procissão pelo Brasil é ir ao encontro de minha estória pessoal, é cantar minha vida à sombra da Cruz do Cristo que guardou este povo como marca do Pai que acolhe os pródigos mundiais.
Nossa musica é a resultante de uma equação complexa e vista por muitos como improvável. Aquilo que em outros lugares resultaria em conflitos graves, por aqui serviu de inspiração para o belo e sagrado.
O Brasil é a terra do pandeiro, da viola, da animação, é verdade. Mas é uma Terra de identidade única e contundente, de religiosidade profunda e original. Um povo que quer Deus (“Queremos Deus”), quer a Mãe de Deus, quer novenas e terços nas casas. Quer conversar nos portões, ser família, ser moderno e ter nos pés o barro vermelho da terra do cerrado, a lama negra dos mangues , o cheiro dos fogões e panelas, a maresia e a brisa doce das florestas.
Cremos que Deus é brasileiro, porque o Brasil é o mundo todo!!    

3 comentários:

  1. Muito legal! É interessantíssimo fazermos um paralelo do povo brasileiro como o povo de Deus.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Você, como sempre, discorre sobre o assunto com clareza e poesia...
    Sim, somos esse povo que queremos Deus!
    Um beijo para a Banda Cânticos e uma beijoca no seu coração.

    ResponderExcluir